quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Vantangens ao Utilizar o Aquecedor de Água



A cultura brasileira é de utilizar chuveiro elétrico para aquecer a água do banho, uma realidade única comparada com o resto do mundo. Quando se faz a análise da eficiência energética da conversão da eletricidade em calor num chuveiro (elétrico) o valor é da ordem de 95%. Porém a incoerência é utilizar um tipo de energia tão nobre para a produção de calor. 

Outro fator contra o uso deste tipo de aquecimento de água é a sua contribuição para o aumento da demanda de energia no horário de pico, período conhecido como peak shaving (3 horas entre as 17 h e 21 h), onde o custo da energia elétrica é a mais cara e onde se define qual a capacidade que o sistema tem que ter. Existem aqui três obstáculos para se fazer uma mudança cultural: 1) o preço de um aquecedor a gás ou do aquecimento solar é muito superior ao preço de um chuveiro elétrico; 2) o uso de aquecedor a gás, no caso do fornecimento ser feito com botijão de GLP P13, provocará a troca semanal ao invés de mensal; 3) as instalações prediais não estão preparadas para um tipo de aquecimento solar ou a gás, ou seja, a condição principal para implantar estes sistemas é a existência de tubulação dupla (água fria e quente), sem isto a mudança exigirá uma reforma na parte hidráulica.

Uma característica cultural interessante ocorre no Rio de Janeiro: cerca de 50% dos clientes residenciais da CEG na cidade do Rio tem aquecedores a gás, mesmo em uma cidade com uma média de temperaturas altas. Lá o aquecedor é visto como status. Já na cidade de São Paulo, nos clientes da Comgás, esta proporção é de 25% caminhando com muito esforço para os 30%. 

No consumo mensal de metros cúbicos quando comparamos a média gasta por clientes que tem somente fogões estamos falando em um consumo de8 a12 m3e aqueles que também possuem aquecedor a gás este consumo é triplicado. Lembrando que para o negócio gás natural o mercado residencial é o que proporciona as maiores margens para as distribuidoras.

Postagens relacionadas

Vantangens ao Utilizar o Aquecedor de Água
4/ 5
Oleh

Assine via e-mail

Por favor inscreva-se para receber as ultimas postagens no e-mail.